No decorrer de sexta-feira (1), após denúncia relatando que um van escolar transitando de forma imprudente pelas ruas de Cornélio Procópio, a Polícia Militar emitiu um alerta para as equipes de serviço, que iniciaram buscas pela cidade.
Momento depois, uma equipe de Rádio Patrulha encontrouo veículo, dando voz de abordagem ao motorista, que logo acatou.
Logo o motorista apresentou a documentação obrigatória, porém confessou que fazia o transporte de estudantes de forma irregular.
Segundo a PM, o veículo ainda apresentava falhas na manutenção, como pneus desgastados, o que torna o comando de direção desconfortável e inseguro, correndo o risco destes estourarem, podendo gerar acidentes graves, dependendo da velocidade do utilitário.
Diante disso, o motorista foi notificado e tomada as devidas providências.
A PM alerta, que ao contrar o serviço de transporte para os filhos, os pais devem ficar atentos. É preciso cuidar de cada detalhe, o condutor, por exemplo, precisa ter no mínimo 21 anos e estar devidamente habilitado com a carteira D para conduzir veículo de transporte de passageiros.
Os veículos devem ter uma faixa lateral identificando se tratar de transporte escolar. Outra exigência é que estejam equipados com tacógrafo, equipamento que permite verificar se os condutores dirigem respeitando as regras de limite de velocidade no trânsito.
Além disso, é fundamental que tenham cinto de segurança em todos os assentos e equipamentos específicos para crianças menores, como cadeirinhas, por exemplo.
Salientando que o veículos devem passar por inspeção no Departamento de Trânsito do Paraná a cada seis meses para verificar se estão em ordem para transitar levando os passageiros com segurança.