Um dirigível modelo ADB 3-3, de 49 m de comprimento e 17m de altura, podendo chegar a 85 km/h e com espaço para seis tripulantes personalizado com frases de apoio ao time de futebol do São Paulo Esporte Clube caiu em Osasco, na região metropolitana da capital paulista.
A queda ocorreu no bairro Veloso, no início da tarde de quarta-feira (25). Não houve vítimas fatais, nem incêndio.
A ocorrência foi registrada às 12h05 (de Brasília) e feita a partir de ligações de residentes.
Casas e postes elétricos foram atingidos. Os Bombeiros contaram com apoio de funcionários da companhia elétrica para desligar a rede na região, para fazer a retirada do dirigível.
Duas pessoas que estavam no dirigível foram socorridas pelos Bombeiros, uma com ferimentos leves. O piloto era o comandante Charles Chueiri, ambos passam bem.
A equipe da Airship, empresa responsável pela aeronave, esteve no local e prestando todo o suporte necessário.
O dirigível fazia parte de uma ação contratada pelo São Paulo no dia do jogo de volta das quartas de final contra o Botafogo. A partida será disputada às 21h30, no Morumbis.
O dirigível sobrevoou regiões da cidade e da região metropolitana antes de cair em Osasco. Em 2023, o São Paulo fez uma ação similar antes da final da Copa do Brasil.
O São Paulo lamentou o incidente e disse que está prestando suporte. O clube informou que se tratava de um teste para o sobrevoo noturno previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Investigadores do órgão regional do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência.
Será realizada a preservação dos elementos e a verificação inicial de danos causados à, ou pela aeronave, além do levantamento de mais informações necessárias à investigação.