Notícias

Polícia deflagra operação contra o crime organizado em C. Procópio e mais nove cidades na região


FACCREI - 2025

A pedido do MP, a operação teve como intuito, prender chefes de organizações criminosas que atuam a partir dos presídios

Foto: Reprodução
Cinco pessoas foram presas

Na manhã de terça-feira (3), a pedido do Ministério Público do Paraná, equipes da Polícia Militar e Polícia Penitenciária cumpriram 56 mandados de busca, apreensão e prisão nas cidades de Cornélio Procópio, Cambará, Ibaiti, Jacarezinho, Leópolis, Santo Antônio do Paraíso, Santo Antônio da Platina e Uraí no Norte Pioneiro, além de Londrina e Apucarana na região Norte o Estado.
A ação, denominada “Operação Tamboril”, as equipes policiais visavam prender elementos envolvidos com o crime organizado e chefões das várias facções que davam ordens a partir de presídios onde cumprem pena no Norte e Norte Pioneiro do Paraná.
Na região de Cornélio Procópio, as equipes do 18º BPM prenderam no Distrito Primavera, em Leópolis, um elemento que tentava se evadir com quatro mil reais em dinheiro. Na casa do suspeito os policiais ainda encontraram armas e munições.
Foram realizadas buscas em presídios de Londrina, Cornélio Procópio, Cambará, Jacarezinho e Apucarana, onde foram encontrados e retirados das celas vários objetos ilícitos.

A investigação do MPPR é desdobramento da análise das apreensões coletadas na Operação Érebos, deflagrada em janeiro, e trata de desarticular ramificação da facção que atua com células específicas para ilícitos como loterias informais e tráfico de drogas na região de Cornélio Procópio, com abrangência dentro e fora dos presídios.
Dos investigados, 25 exerciam funções de liderança na organização. Os demais, além de aderirem aos propósitos e ditames do grupo criminoso, auxiliavam no financiamento, contribuindo com a compra de drogas e participação em outras atividades ilícitas.
Tamboril é o nome popular dos peixes que habitam as profundezas do oceano e se caracterizam por uma lanterna pendurada no topo das cabeças, usada para atrair presas.
Durante a operação foram apreendidas drogas, armas e munições. Cinco pessoas foram presas, outros 51 detentos receberam novas ordens de prisão e contas bancárias dos suspeitos foram bloqueadas a pedido do Ministério Público, que apura o caso a partir de denúncias em relação ao crime organizado.
Participaram da operação equipes de Rádio Patrulha, ROTAM, CHOQUE, CANIL, GRAER (Helicóptero), do 5º e 18º BPM de Londrina e Cornélio Procópio respectivamente e Polícia Penal.

 

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com reportagem de Daniane Souza e informações adicionais do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL