Notícias

Paraná é o quarto estado que mais registra suicídios no Brasil


FACCREI - 2025

Em todo o Brasil, 134 mil pessoas faleceram por conta de lesões autoprovocadas no período entre 2014 e 2023

Foto: Divulgação / Pequeno Príncipe
Só no Paraná, houve 8.923 óbitos

O Paraná é o quarto estado brasileiro que mais registrou mortes por suicídio nos últimos 10 anos. É o que revelam dados do Ministério da Saúde, os quais apontam que entre 2014 e 2023 pelo menos 134.033 mortes por lesões autoprovocadas intencionalmente foram registradas em todo o Brasil.
O Paraná, por sua vez, foi responsável por 8.923 ocorrências, o equivalente a 6,7% de todos os registros no país. Entre todas as unidades da federação, apenas São Paulo (com 24.314 suicídios), Bahia (com 16.187) e Rio Grande do Sul (13.491) registraram mais ocorrências.
O nono mês de cada ano, inclusive, é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, considerada a maior campanha antiestigma do mundo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. Falar sobre o assunto, por sua vez, é importante para que aqueles que passam por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Por isso, é fundamental que as pessoas próximas saibam identificar quando alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando que está disponível para ajudar e demonstrando empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.
Um primeiro fator de risco ao suicídio são os transtornos mentais. Isso porque praticamente todas as pessoas que cometem suicídio apresentam pelo menos um transtorno psiquiátrico, como depressão, transtorno bipolar, problemas com drogas lícitas ou ilícitas, etc.
Outra questão importante é o histórico pessoal. Isso porque a tentativa prévia é o principal fator de risco para o suicídio e indivíduos que já tentaram dar cabo à própria vida têm de cinco a seis vezes mais chances de tentar novamente.
Um dos centros de apoio emocional mais atuantes no Brasil é o Centro de Valorização da Vida (CVV). Nele existe o serviço de escuta 24 horas por dia. Basta ligar para 188 e solicitar o atendimento. O serviço também está disponível via internet pelo www.cvv.org.br.
O SUS, por exemplo, oferece atendimento e tratamento em todos os serviços da Rede de Atenção Psicossocial.

 

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL