O Núcleo de Raul Hidetoci Mioshi, localizado no campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná em Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio), criado em setembro de 2015, completa nove anos de atuação como uma referência em práticas terapêuticas de reabilitação com o uso de cavalos no tratamento de pessoas com deficiências físicas, mentais, emocionais ou sociais.
O espaço atende atualmente 105 pessoas no Campus Luiz Meneguel, que praticam semanalmente técnicas de equitação para melhorar a coordenação motora, equilíbrio, força muscular, autoestima e a socialização.
O projeto foi idealizado pelo médico Raul Hidetoci Mioshi, que dá nome ao espaço, em conjunto com os professores do curso de Medicina Veterinária da UENP Francisco Souza e Thales Barreiros.
A prática é conduzida por uma equipe multidisciplinar nas áreas de saúde e educação, que inclui fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e instrutores de equitação.
A infraestrutura do núcleo inclui uma área especialmente adaptada para garantir a segurança e a eficácia das sessões, com tratamentos personalizados de acordo com as condições e características de cada praticante.
Além dos benefícios terapêuticos, o núcleo também desenvolve pesquisas e projetos de extensão voltados para a formação de novos profissionais e a disseminação do conhecimento sobre a equoterapia.
Segundo a professora Thaís Patelli, que coordena o projeto, o cavalo é o ponto-chave dentro de uma abordagem multidisciplinar.
“Buscamos o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com alguma condição de saúde ou deficiência, seja ela física ou mental, nas áreas de educação, saúde e equitação”, afirmou.
O trabalho do Núcleo de Equoterapia da UENP é realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bandeirantes, a prefeitura, a Associação Anjo Azul e o Instituto Morro dos Anjos.
De acordo com a fisioterapeuta Suellen Tanaka, que integra o projeto, os principais benefícios, principalmente na área motora, são o fortalecimento muscular, o equilíbrio e o ajuste postural.