Um veículo com material radioativo foi furtado na cidade de São Paulo na noite do último domingo, dia 30 de junho. O caso foi divulgado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear dias após o ocorrido, que alertou a população sobre os riscos de contaminação ao entrar em contato com o material.
Até o início da tarde desta sexta-feira (5), o material ainda não tinha sido recuperado.
O crime ocorreu na Rua Félix Bernardelli, zona Leste da capital paulista, conforme informou a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
“O carro, pertencente a uma empresa de equipamentos médicos, que armazenava uma carga de materiais radioativos foram coletados no RJ. Eles seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina”, disse a pasta.
“Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime”, informou a SSP.
A polícia paulista divulgou informações do veículo furtado para ajudar na recuperação da carga. Segundo a corporação, o carro é uma Saveiro de placa RFI873, da empresa Medical Ald.
“A referida empresa, que possui Supervisor de Proteção Radiológica em Transporte e Plano de Proteção Radiológica para Transporte aprovado pela CNEN, estava à serviço da R2Pharma – Radiofarmácia Centralizada LTDA”, informou a CNEN.
Um boletim de ocorrência foi registrado na segunda-feira, dia 1º de julho, por um representante da Medical Ald, segundo o órgão federal.
“Consta que, por imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para local diverso do pátio seguro onde deveria ficar abrigado durante à noite, veio a ser foi furtado”, descreve o documento.
Em nota, a Medical informou que a empresa é regulamentada pela CNEN e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
“O material que transportamos é de cunho oncológico para diagnóstico e tratamento do câncer. Ao ano transportamos mais de 5.000 radiofármacos para todo o País, com segurança e rastreabilidade”, afirmou a empresa.
A CNEN declarou que material radioativo estava acondicionado em embalagens de chumbo, apontada pelo órgão como “seguras” e que blindam qualquer risco de radiação. No entanto, a manipulação inadequada e pode vir a causar danos à saúde se manipulada, destaca a comissão.
No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
A CNEN também pediu que quem encontrar o material entre em contato e informe a polícia.
Os telefones indicados pela CNEN são o (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763.
O órgão é responsável por fiscalizar as atividades que envolvam a exploração do mineral radioativo no País. A comissão mantém atividades de pesquisa ligadas a diversos setores, como geração de energia, medicina nuclear e aplicação na indústria.