Notícias

Saúde pede doadores de sangue para manter estoques durante o Carnaval


Brasil Net

É importante que os doadores agendem com antecedência

Foto: Gilson Abreu
Para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos completos e ter boa saúde

Os estoques de sangue das 22 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), diminuem nos feriados, sendo que nestes períodos a demanda de 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado aumenta, especialmente em função da alta no número de traumas.
Para garantir que essa distribuição se mantenha equilibrada, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), reforça a necessidade de doações de sangue.
“Historicamente a demanda por sangue aumenta nos feriados, devido ao crescimento no número de traumas e por isso convocamos os paranaenses, que são sempre solidários às causas da saúde, para que agendem a sua doação e ajudem a continuar salvando vidas”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
O HEMEPAR ressalta que, devido à validade das bolsas de sangue e também visando um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem com antecedência. Esse agendamento pode ser feito online.
Em 2023, toda a rede do HEMEPAR registrou 189.572 doações, numa média de mais de 15,7 mil doações por mês. Este ano, em janeiro, foram registradas 17.515 doações e nos quatro primeiros dias de fevereiro, 2.094.
“No processo de doação de sangue são captados em média 450 ml a 470 ml e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes que são as hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que é um plasma fresco congelado. Sendo assim, cada bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas”, disse a diretora do HEMEPAR, Vívian Patrícia Raksa.
Para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto.
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.
O HEMEPAR é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná, sendo uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.
Em Cornélio Procópio, as doações podem ser feitas na unidade do HEMEPAR na 18ª Regional de Saúde, localizada na Rua Justino Marques Bonfim, 27, no Conjunto Vitor Dantas, mas relembrado, é importante que os doadores agendem com antecedência.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da Agência Estadual de Notícias
CN INSTITUCIONAL