Notícias

Vídeo mostra tornado que atingiu cidade no interior do Estado


Brasil Net

As imagens foram feitas por um morador de Sombrio, município no sul do estado, na noite da última sexta-feira (17)

Foto: Reprodução
Santa Catarina registrou ao menos cinco tornados no mês de novembro

Um morador da cidade de Sombrio, interior de Santa Catarina, registrou o momento em que a cidade é atingida por um tornado durante uma tempestade na noite da última sexta-feira (17).
William Monteiro, autor do vídeo, diz que o temporal foi muito feio.
“Foram muitos raios. Muito feio mesmo”, disse ele.
Ele conta que estava filmando da janela da casa dele por conta da quantidade de raios.
“Quando terminei o vídeo e fui ver, percebi a formação do tornado”.
Cinco tornados atingiram o estado de Santa Catarina no mês de novembro, de acordo com informações da Defesa Civil. O primeiro ocorreu no dia 6, em Cunha Por, na região oeste do estado.
O segundo ocorreu no dia 11 em Tubarão, no Litoral Sul. O terceiro foi registrado no dia 16 em Itá, no meio-oeste e o quarto, no dia 18, em Urupema, no Planalto Sul.
Na madrugada do último sábado (18), por volta das 2h, um forte temporal com características de supercélula provocou um tornado no Litoral Sul catarinense, com muitos danos registrados em Balneário Gaivota e Sombrio.
De acordo com a Defesa Civil, o temporal esteve associado à formação de uma frente fria causado pelo aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai, o intenso fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica, sistemas que favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina entre a sexta-feira (17) e o sábado (18).
Supercélulas são fortes tempestades que apresentam rotação, ingrediente essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.
Os principais danos se referem ao destelhamento parcial ou total de residências e galpões, assim como a quebra de árvores.
De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, desde o dia 14 de novembro, 67 municípios registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.
Três pessoas morreram em consequência dos temporais.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 71 municípios estão em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina (SAS), quase 6 mil pessoas estão desabrigadas e o número de desalojados está sendo contabilizado.

 

 


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da CNN Brasil
CN INSTITUCIONAL