Notícias

Cornélio Procópio está entre as 10 melhores cidades do Brasil para pessoas com mais de 60 anos


Brasil Net

A cidade está na 7ª posição no ranking nacional entre os municípios brasileiros mais bem preparados para atender a crescente população idosa do Brasil

Foto: Ilustrativa
A informação foi divulgada pelo Instituto de Longevidade

Cornélio Procópio está entre as 10 melhores do país para promover o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2023, criado pelo Instituto de Longevidade.
A cidade está na 7ª posição no ranking nacional entre os municípios brasileiros mais bem preparados para atender a crescente população idosa do Brasil.
O IDL mede o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para oferecer qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais, classificando as cidades em três grupos diferentes: pequenas (até 34 mil habitantes), médias (até 100 mil habitantes) e grandes.
No Paraná, os principais destaques são Cornélio Procópio (7º lugar no ranking nacional entre cidades do mesmo porte), Pato Branco (14º), Francisco Beltrão (29º), Campo Mourão (44º) e Dois Vizinhos (52º).
Entre as cidades pequenas no Estado, destacam-se os municípios de Formosa do Oeste (27º), Turvo (32º), Santa Helena (41º), Pranchita (43º) e Esperança Nova (44º).
O IDL 2023 avalia diversos dados públicos que impactam o bem-estar geral da população com 60 anos ou mais e cria, a partir dessas informações, um escore para classificar as diferentes cidades.
Fontes como IBGE, DataSUS e INSS são consultadas, numa avaliação que considera 23 indicadores diferentes, separados em três dimensões (saúde, socioambiental e economia) e de acordo com o tamanho dessas cidades.
Este reconhecimento é um testemunho do compromisso de Cornélio Procópio em criar um ambiente acolhedor e sustentável para seus cidadãos mais velhos. A cidade continua a fazer investimentos significativos para garantir que seus residentes mais velhos tenham acesso a serviços de alta qualidade que promovam seu bem-estar geral.

 

 


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Setor de Comunicação da prefeitura de C. Procópio
CN INSTITUCIONAL