Notícias

- Novo Ciclone deve chegar no Rio Grande do Sul na quarta-feira (26)


FACCREI - 2025

 O Fenômeno natural deverá atingir cidades do sul do RS, mas sem provocar tantos estragos como nos últimos ciclones

Foto: NASA/Divulgação
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta para novo ciclone no RS
  • Um novo ciclone extratropical formado no rio da Prata, na divisa entre Uruguai e Argentina, deverá provocar chuvas, ventos intensos e queda de temperatura no sul do Brasil nesta semana.

Apesar de não haver previsão de grandes estragos, como no último ciclone na região, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de potencial de perigo para algumas áreas.

Com previsão de chegada no Rio Grande do Sul na quarta-feira (26/07), o ciclone extratropical deverá trazer consigo chuvas e ventos com velocidades de até 60 km/h.

A expectativa é que ele se desenvolva na costa meridional do estado, afetando sobretudo cidades como Bagé, Rio Grande e Pelotas, além de provocar chuvas e ventos nos estados de Santa Catarina e Paraná.

O fato de o fenômeno se dirigir à costa também deverá deixar o mar bastante agitado, levando a Marinha do Brasil a emitir três avisos de mau tempo: há possibilidade de ressaca entre Rio Grande e Mostardas, no litoral sul do R, e de vento forte no mar entre o Chuí e Florianópolis, em SC. Os avisos são válidos até sexta-feira.

Nas últimas semanas, o território gaúcho foi atingido por três ciclones extratropicais com impactos variados. No primeiro deles, entre 15 e 16 de junho, o fenômeno provocou bloqueios de estradas, deslizamentos, alagamentos e mais de uma dúzia de mortes. Já o mais recente, no último dia 12, provocou chuva intensa e queda de granizo, além de deixar três mortos no RS e em SP.

Espera-se no Paraná também um aumento de umidade na atmosfera. Com isto, algumas chuvas isoladas a partir de porções do Oeste, até o Sul e parte do Leste, concentrando especialmente sobre a metade Sul do Estado, são previstas.

As temperaturas, neste caso, seguem mais elevadas ao Norte, enquanto na metade sul, ocorre uma elevação mais lenta.

Da quinta-feira ao sábado, segue uma condição de instabilidade atmosférica, com algumas chuvas ocasionais previstas e isto pode ocorrer nos diversos setores paranaenses.

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do MSN Notícias/SIMEPAR
CN INSTITUCIONAL