Notícias

- Maior réplica da Apollo 11 fora dos EUA está no Paraná


FACCREI - 2025

O paranaense Jonas Lourenço levou 20 anos, mas realizou o sonho de infância e construiu sua própria espaçonave

Foto: Divulgação
A réplica pode ser vista no distrito de Água Boa, em Paiçandu
    • Os astronautas saíram da Apollo 11 e pisaram na Lua pela primeira vez há 54 anos. Mas, no noroeste do Paraná, um apaixonado pelo espaço e por astronomia também saiu de uma Apollo 11. Jonas Lourenço levou 20 anos, mas realizou o sonho de infância e construiu sua própria espaçonave.

    “Meu pai ouviu o lançamento da Apollo 11 pelo rádio e eu ao lado, o que despertou em mim a curiosidade de visualizar o espaço. Com a ideia de que a memória não pode ser esquecida, eu construí a réplica da Apollo 11”, contou Jonas, que já foi condecorado pela NASA.

    Feita com 95% de material reciclável, de longe, em meio a vegetação do distrito de Água Boa, em Paiçandu, no Norte-Central do Estado, na Região Metropolitana de Maringá, é possível vê-la.

  •  

    Com 16 metros de altura, a Apollo 11 paranaense é considerada a maior réplica da espaçonave fora do espaço norte-americano. 

  •  

    No dia 20 de julho de 1969, pouco antes das 18h, a nave Apollo 11 pousou no satélite natural da terra. E apenas alguns minutos antes do dia 21 de julho, o americano Neil Armstrong pisou na lua pela primeira vez. Assim que colocou o pé em solo lunar, o astronauta disse a frase que entrou para a história: "Esse é um pequeno passo para o homem, mas um salto imenso para a humanidade."

    Já no dia 21 de julho, Armstrong e seu colega Buzz Aldrin caminharam pela lua, fincaram a bandeira dos Estados Unidos, recolheram material lunar e fizeram fotos.

    Depois deles, outros 10 astronautas tiveram o privilégio de pisar na lua. A última vez foi em 1972.

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da RIC Mais
CN INSTITUCIONAL